Media

ÁGUA POTÁVEL COBRE CERCA DE 46% DA POPULAÇÃO DE ZUMBU

O abastecimento de água potável ao distrito de Zumbu, região nordeste da província de Tete, abrange quase 45,9 por cento da população, rede constituída de 133 fontes de abastecimento de água captada em 130 furos e 3 pequenos sistemas de abastecimento de água.

Em contacto com o nosso Jornal recentemente, o administrador distrital de Zumbu, Djone Manhoso, afirmou que até finais do ano passado as fontes de fornecimento de água registaram um crescimento na ordem de 4,4% em relação ao ano 2018, com a entrada em funcionamento de 10 novas unidades um pouco pelo distrito.

Ainda no âmbito de provisão de água para a agricultura e abeberamento de gado, o distrito de Zumbu conta com 4 represas das quais 2 tipo tradicionais, onde para de agricultura estão a promover a piscicultura, contando presentemente com cerca de 10 mil peixes de tipo alvino.

‘’Este ano vamos concluir a obra de construção da represa na localidade de Minga, Posto Administrativo de Muze, que vai na próxima estação chuvosa reter uma quantidade razoável de água que será usada para vários fins como agricultura, abeberamento de gado, entre outros’’- apontou Manhoso.

No tocante à agricultura, Djone Manhosoafirmou que os produtores que trabalham nesta campanha agrícola numa área aproximada de 73.935,5 hectares, no cultivo de diversas culturas com destaque alimentares como cereais de grupo milho e mapira, feijões, amendoim entre outras, esperam resultados animadores.

Durante a primeira época da presente campanha agrícola, o distrito de Zumbu conseguiu colher cerca de 391.132 toneladas de culturas diversas, contra 377.639,2 produzidas na campanha agrícola finda 2018/19.

De salientar que o distrito de Zumbuforam escolhidos como produtos de bandeira, o milho, feijão manteiga e o peixe tilápia (pende), onde a região que atravessada pelos rios Zambeze e Âruangua é potencial.